Utilizar um sistema integrado de gestão empresarial é uma alternativa que pode tornar os seus processos mais dinâmicos, e aprimorar a produtividade da sua equipe.
No setor corporativo, é comum identificar o uso de ferramentas para otimizar as rotinas operacionais.
Entretanto, optar por sistemas isolados pode dificultar a integração entre as suas equipes, tornando as etapas de produção mais burocráticas e demoradas.
Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre o que é sistema integrado de gestão empresarial, e quais os benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio.
O que é um Sistema de Gestão Empresarial?
Um sistema integrado de gestão empresarial é um conjunto de soluções que permite aos gestores gerenciarem os processos operacionais de maneira centralizada.
Geralmente, essa ferramenta consiste em um software que une todas as informações dos principais departamentos de uma corporação, de maneira transparente e eficiente.
Desse modo, torna-se possível trocar informações de forma ágil, otimizando os processos cotidianos e até mesmo influenciando na tomada de decisões quanto à administração do negócio.
Muitas empresas já utilizam sistemas automatizados para aprimorar suas rotinas, mas de forma individual. Ou seja, um programa para cada setor.
Com isso, não é possível ter rotinas integradas e um fluxo contínuo de atividades, algo que só é proporcionado por um sistema de gestão integrado.
Passo a passo na hora da implantação do sistema
No primeiro passo, é fundamental identificar a necessidade de um sistema integrado de gestão empresarial para o seu negócio.
Assim, será possível determinar as principais demandas que devem ser atendidas a partir dessa análise.
Com isso, os gestores devem seguir para o próximo passo, que recomenda a busca por uma alternativa de software que seja compatível com o perfil da empresa.
Após a instalação do sistema integrado, é importante que a companhia realize treinamentos com as equipes, para que a produtividade da empresa não seja comprometida com a implementação de uma nova plataforma.
Finalmente, é fundamental que exista um monitoramento do sistema integrado de gestão empresarial, para verificar se os resultados são adequados.
Tipos de sistema de gestão empresarial: conheça os modelos
Para gestores que estão se familiarizando com o sistema integrado de gestão empresarial, vale a pena conhecer os principais modelos do mercado.
Assim, o responsável poderá analisar cada modalidade e escolher a que melhor atende a corporação:
CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o nome indica, esse modelo possui foco nos consumidores.
Trata-se de uma ferramenta que gerencia as estratégias de relacionamento da empresa, sobretudo para fidelizar e reter clientes.
Uma vez que essa atividade depende de uma série de dados e funções, ter um sistema integrado pode ser ideal.
BPM
Enquanto isso, o BPM, ou Business Process Management, é o sistema de Gerenciamento de Processos de Negócio.
Essa ferramenta busca otimizar os processos organizacionais por meio da coleta de dados na empresa.
De forma resumida, é um software integrado com foco nas atividades diárias, que permite ao gestor ter conhecimento amplo sobre as funções que a empresa desempenha.
ERP
Ainda, o sistema integrado de gestão empresarial também pode ser um ERP, ou Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos da Empresa em tradução.
Atualmente, esse modelo é o mais popular entre plataformas integradas, pois abrange as principais áreas de controle, e busca garantir que os recursos da companhia sejam bem administrados.
Por isso, inclui funções de estoque, contabilidade, tarefas administrativas, entre outras.
Quais são os módulos básicos que um ERP precisa ter?
Claro, existem alguns módulos básicos que o sistema integrado de gestão empresarial mais comum deve apresentar. Confira quais são:
Gestão financeira
Em um primeiro momento, se a sua empresa busca otimizar os processos de maneira integrada, deve investir em um sistema com módulo de gestão financeira.
A contabilidade é um dos pilares de qualquer corporação, e, por isso, deve ser uma ferramenta presente na plataforma integrada da empresa.
Controle de estoque
Enquanto isso, um sistema integrado de gestão empresarial também deve apresentar um módulo de controle de estoque.
Dessa forma, o gestor poderá monitorar os recursos operacionais da companhia, identificando possíveis faltas e auxiliando na elaboração de estratégias para potencializar produtos e matérias-primas.
Recursos humanos
Além disso, um bom sistema integrado também deve priorizar um módulo de recursos humanos, para monitorar suas equipes e colaboradores.
Assim, será possível trabalhar na produtividade da empresa e determinar as principais dificuldades humanas.
Atendimento ao cliente
Finalmente, um sistema integrado de gestão empresarial deve apresentar um módulo de atendimento ao cliente, para oferecer uma cobertura completa de todos os dados da corporação.
Com isso, permite o gerenciamento de processos internos e também externos, garantindo um controle mais eficiente sobre toda a companhia.
Vantagens e benefícios de usar um ERP
Investir em um sistema integrado de gestão empresarial, ou um ERP, ajuda a tornar o fluxo de trabalho da corporação mais fluído e contínuo.
Afinal, as atividades operam em uma mesma plataforma. No entanto, ainda mantém as funcionalidades necessárias de cada departamento, otimizando as atividades conforme a necessidade do setor.
Com isso, a longo prazo, será possível registrar resultados mais positivos e fortalecer o crescimento da empresa com um gerenciamento mais controlado e eficiente.E se você não sabe por onde começar a implementar um ERP no seu negócio, venha conhecer os serviços da Nexperti, com soluções especializadas em gestão, para tornar a sua companhia mais completa.