Quando falamos de sistemas de gestão de negócios, logo lembramos dos softwares ERP e CRM e é sobre as diferenças entre ERP e CRM que iremos falar neste artigo.
Quem não quer garantir a melhora da gestão de relacionamento com o cliente ou a automatização de processos em sua empresa?
Nem sempre é possível ter os dois, mas gestores que prezam pela adoção de tecnologias inteligentes para suas organizações tornam o seu negócio mais competitivo.
Para empresas de médio e grande porte, a adesão de ERP e CRM é imprescindível. Já para as pequenas, a adoção de ambos sistemas é de grande importância para o crescimento do negócio, porém, com orçamentos mais limitados, nem sempre é possível. Por isso, é essencial o conhecimento das diferenças entre ERP e CRM.
Simplificando um software de gestão
Para começar, é preciso dizer que sistemas de gestão não são acessórios, mas ferramentas indispensáveis. Gerar, coletar e processar dados traz facilidade e otimização de tempo para dentro da gestão de uma empresa. Em muitas organizações, ainda há excesso de atividades manuais que podem ser automatizadas, impactando no rendimento e produtividade dos colaboradores.
Graças aos avanços tecnológicos, existem softwares dedicados à gestão dos recursos empresariais, enquanto outros, são focados no relacionamento com o cliente, vendas ou gerenciamento de equipes de trabalho. A depender do objetivo de cada empresa e das necessidades mais urgentes é que se faz a escolha do sistema.
Diferenças entre ERP e CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente e consiste em uma plataforma ou software que é direcionada para a gestão de relacionamento com os consumidores na pré-venda e no pós-venda e é muito importante para monitorar e conhecer melhor a jornada de compras do cliente e assim, poder traçar estratégias para vender mais e melhor ao usuário.
O modelo tem foco nos consumidores e é uma ferramenta de gerenciamento das estratégias de relacionamento da empresa. Os objetivos centrais configuram a retenção e a fidelização de clientes.
Já o ERP é um software de gestão integrada, que trabalha em cima de outros indicadores, automatizando processos cotidianos de uma empresa e unificando todas as informações dos departamentos mais relevantes da organização para melhor controle e assertividade nas decisões.
Esse tipo de sistema abrange muitos benefícios, dentre eles: redução de custos, otimização nos processos e atendimento, eliminação de tarefas desnecessárias e de retrabalho, além de proporcionar mais foco na tomada de decisões e ganho na produtividade.
Integração sistêmica ERP e CRM
Em um cenário ideal, as empresas unem esses dois sistemas através de uma integração gerando uma grande vantagem competitiva já que é possível proporcionar maior agilidade e confiabilidade em todo o processo.
Um exemplo prático é o sistema de CRM captar as informações de um cliente ou lead e automaticamente enviar esses dados ao ERP, que agilizará a execução de um contato de vendas, um pedido, contrato, etc.
Se pensarmos no contrafluxo, o ERP pode enviar para o CRM informações de volume de compra de um determinado cliente, sazonalidade de vendas, etc, e a partir da análise desses dados, a equipe tem um bom embasamento para traçar novas estratégias de segmentação, modelos de contato e pesquisa de prospects.
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