Datas festivas e tradicionais, 13° salário, férias e viagens são ótimos motivos para as vendas de fim do ano dispararem. Pelo menos esse é sempre o cenário esperado pelos lojistas e revendedores.
Considerada uma das melhores datas sazonais, em 2021 foi estimado que o Natal gerasse um lucro de R$68,4 bilhões para a economia, mesmo com o cenário econômico conturbado por causa da pandemia e a retomada gradual das atividades comerciais presenciais. Desde o início do segundo semestre do ano anterior, os números de vendas dos comércios voltaram a crescer gradualmente e a tendência é que a cada dia esses números aumentem mais.
De acordo com a CNN Brasil, dentro do quadro da pandemia da Covid-19, as vendas de Natal no Brasil em 2021 cresceram 11,1%, em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O período avaliado foi a semana entre 19 e 25 de dezembro. Dentre os destaques, o e-commerce registrou alta de 38,6%, enquanto as vendas físicas aumentaram em 8,8%.
O salto das vendas de fim do ano do e-commerce brasileiro
No Brasil, o estilo de vida móvel está se expandindo como nunca, e claro, exigindo das empresas adequação a esse modelo de vendas. Em consequência da pandemia, o e-commerce deu um salto no ano de 2020. Segundo a NeoTrust, obteve um crescimento histórico de 68,5% no número de vendas, se comparado com os números de 2019.
Com uma alta expectativa de vendas, quem possui um comércio físico ou eletrônico precisa estar preparado e dispor de um bom planejamento estratégico, boa divulgação, equipe treinada e em número suficiente para atender aos clientes, produtos em estoque e claro, ter um software capaz de operar a gestão logística e financeira, devido ao grande potencial de vendas e demanda que as festas de fim de ano proporcionam.
Como um Software de Gestão pode contribuir com o gerenciamento de demandas
Ao contrário do que muitos pensam, surge a necessidade de investimento não apenas em divulgação, mas também em ferramentas que irão ajudar a controlar custos, entregas e também gerar uma boa experiência de compra para o usuário, desde o primeiro acesso ao site ou visita à loja até o pós-venda.
O mercado, contudo, está cada vez mais competitivo e com apenas alguns cliques, o cliente encontra uma gama de ofertas. Se sua empresa não atingir as expectativas do usuário, há uma grande probabilidade de perda de negócios e avaliações baixas por falhas que poderiam ser facilmente evitadas com softwares especializados, como controle de estoque, por exemplo. Já imaginou vender um produto e somente no momento da entrega perceber que ele está em falta no seu estoque? Inadmissível para o cliente e péssimo para seu caixa e reputação.
Como um ERP pode agregar no processo de vendas de fim do ano
Além de aumentar a produtividade e facilitar a comunicação entre os setores, o software ERP favorece a análise de dados e processos de forma totalmente segura e aderente à lei LGPD.
Uma de suas principais características é sua flexibilidade, que garante a possibilidade de agregar diversos módulos a fim de atender as reais necessidades da empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Com a tecnologia do sistema de gestão ERP TOTVS é possível integrar atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
Conheça as possibilidades:
- Análises gerenciais;
- Fluxo de caixa;
- Plano de contas;
- Gestão orçamentária;
- Apuração de impostos atendendo de maneira ideal a legislação fiscal, tributária e trabalhista do país;
- Geração de demonstrativos e obrigações eletrônicas;
- Controle de pedidos de vendas;
- Solicitação de compras;
- Nota fiscal de entrada e saída;
- Movimentação, consulta, rastreabilidade de estoque, e muito mais.
Organize-se para as vendas de fim do ano, aumente a produtividade de sua empresa com um ERP e seja referência no seu segmento.
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