Oferecer um treinamento ERP é uma das maneiras mais simples de fazer a sua equipe se familiarizar com o sistema e, consequentemente, utilizá-lo de forma mais assertiva.
Essa ferramenta, que integra todas as áreas da gestão, tem fundamental importância no desenvolvimento estratégico da empresa.
No entanto, parte do sucesso de seu uso vem, justamente, de saber utilizá-lo corretamente. É por isso que vale a pena investir em capacitação do time.
Assim, todos eles conseguirão desenvolver as suas ações de trabalho com mais eficiência, utilizando o ERP para otimizar os resultados.
Inclusive, investir na equipe, disponibilizando cursos e oferecendo ferramentas especiais, faz com que eles se sintam mais estimulados a apresentar um bom trabalho.
Afinal, isso mostra interesse no crescimento do grupo como um todo. Por isso, o treinamento ERP pode trazer vantagens expressivas para o cotidiano da empresa.
Entenda mais sobre essa prática e como aplicá-la com os seus colaboradores.
Diminuição da resistência na utilização do sistema e engajamento pessoal
É comum que colaboradores tenham uma certa resistência na utilização de determinadas ferramentas.
Principalmente aquelas que estão relacionadas à gestão e que contribuem para melhorar o cotidiano da empresa.
Pensando em funcionários mais antigos, essa resistência pode ser ainda maior, pois a confiança nos processos já instalados faz com que muitos se tornem reticentes em testar algo novo.
O treinamento ERP, nesse caso, pode ajudar a diminuir essa intenção negativa e torná-los mais íntimos do sistema.
Com isso, pode existir uma tendência de redução nessa resistência no uso. Afinal, já estão familiarizados com a ferramenta e se sentem mais aptos a utilizá-la.
Além disso, o treinamento, de modo geral, serve como uma atividade integradora, que traz ótimos resultados em dinâmicas com o time.
Melhoria de produtividade
O treinamento ERP possui uma importância fundamental no aumento da produtividade de uma empresa.
Inclusive, ele é uma alternativa quando os gestores estão procurando maneiras de melhorar o desempenho produtivo do negócio.
Isso porque, quando os funcionários sabem utilizar uma ferramenta e dominam um sistema, eles se tornam mais capacitados para o trabalho.
Indo além da capacitação teórica, o treinamento também tem a função de incentivar a responsabilidade e que o grupo abrace os valores da companhia.
Logo, eles sentem que fazem parte daquele empreendimento e lutam para melhorar os resultados que serão apresentados ao mercado.
A maneira mais expressiva de conquistarem esses objetivos é aumentando a sua produtividade. Mas não apenas em números, e sim também em qualidade.
Aumento da eficiência dos processos
Algo que está diretamente relacionado ao aumento da produtividade e outros benefícios garantidos pelo treinamento ERP é aumentar a eficiência dos processos de trabalho.
Isso pode ser compreendido por duas vertentes.
A primeira, é de que funcionários bem treinados, com referências adequadas e ferramentas que otimizam a sua produtividade podem render mais e atuar de maneira mais eficiente.
Já a segunda diz respeito a uma característica que é comum nos sistemas de ERP, que é a de trazer as boas práticas de ações disponíveis no mercado.
Isso porque o ERP é um sistema inteligente, cujo foco é aprimorar o trabalho cotidiano e tornar as ações da empresa mais assertivas.
No entanto, para conquistar essa vantagem, é essencial que os colaboradores saibam extrair o máximo da ferramenta. E isso é possível com o treinamento ERP.
Redução de turnover
Turnover é a taxa de rotatividade dos funcionários dentro da empresa. Ou seja, se eles deixam de fazer parte do grupo de colaboradores dentro de um certo tempo.
O turnover é um dos maiores indicadores da saúde organizacional de um empreendimento. Afinal, funcionários satisfeitos não deixam a ocupação com frequência.
E um dos motivos mais recorrentes para que os colaboradores peçam demissão é a falta de treinamentos para a execução do cargo, conforme destacado em matéria do portal G1.
Se usar um sistema de integração fizer parte de suas obrigações cotidianas, a chance de ele abandonar o trabalho pode ser ainda maior.
Por isso, o treinamento ERP é uma forma de manter os seus funcionários engajados, estimulados a realizar as suas tarefas e buscando mais produtividade.
Estabelecimento de foco no usuário
O treinamento ERP pode trazer diversos benefícios para o cotidiano da sua empresa, que se destaca cada vez mais no mercado e diante da concorrência.
Porém, para garantir as vantagens citadas, é essencial que o sistema esteja focado nas necessidades do seu negócio e da equipe que irá utilizá-lo.
Por exemplo, não é interessante investir em um sistema com linguagem estrangeira se os funcionários que forem operá-lo não souberem a tradução.
E esse é um cenário simples que ilustra a importância de ter um ERP voltado para o seu grupo.
Mesmo porque, mais do que apenas executar as funções da ferramenta, o ideal é que o grupo compreenda como funciona o processo.
Por isso, também vale a pena contar com consultorias que realizam treinamento ERP e preparam a equipe para utilizá-lo e a Nexperti pode ser a opção ideal.
Entre em contato com o time de especialistas e saiba como eles podem te ajudar!