Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, como por exemplo, na área de logística e distribuição, uma vez que otimizam a produtividade e o tempo dos colaboradores. Já quando o assunto é controle da produção industrial, o ERP permite o acesso rápido, fácil e confiável de tudo que acontece em tempo real.
E para que você entenda um pouco mais sobre o uso do ERP no controle da produção industrial, elaboramos este conteúdo especial. Confira!
O que é um ERP?
Primeiramente, para que não haja dúvidas, é preciso esclarecer que ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão integrado.
Ou seja, é um software que integra todos os setores de sua empresa em uma só plataforma, tornando padronizado e simples o trabalho a ser executado.
Utilizando um ERP, o gestor pode organizar a gestão do estoque, monitorar vendas e checar as contas a pagar a qualquer momento. Essa dinâmica é fluida, pois não há necessidade de ficar alternando de um sistema para o outro, afinal, softwares paralelos podem dificultar o atendimento, atrasar processos, gerar uma gestão caótica e onerar o orçamento da sua empresa.
O objetivo do ERP é facilitar a gestão, reduzir a recorrência de erros de informação e aumentar a produtividade da sua equipe. Assim, toda empresa precisa ter um ERP, independentemente do tamanho ou área de atuação, se tem a pretensão de se destacar no mercado.
O ERP no controle da produção industrial
Originalmente, os sistemas ERP foram criados para gerenciar o inventário das fábricas, algo extremamente complexo de ser feito apenas por meio de planilhas. Tarefa que se torna ainda mais difícil e lenta quando falamos de produtos com a estrutura de vários níveis, com subprodutos ou então, que necessitam de beneficiamento externo.
A integração proporcionada pelo ERP também beneficia o planejamento e o controle da produção industrial.
Assim, tudo o que acontece na empresa é rapidamente registrado em sua origem, ficando disponibilizado em um sistema integrado e acessível aos colaboradores das diferentes áreas da empresa, sem qualquer burocracia.
Vejamos agora como utilizar o sistema ERP no controle da produção industrial.
Integração de todos os processos dentro da indústria
A maioria dos sistemas de gestão são desenvolvidos para atender as necessidades de todos os departamentos da indústria, desde o controle de estoque até a geração de relatórios de cobrança. No mais, o ERP conecta todas as informações, tornando mais fácil rastreá-las, quando for preciso.
Assim, se um cliente deseja ter informações, por exemplo, sobre o status de seus pedidos, a equipe de vendas é capaz de responder rapidamente, apenas consultando o sistema.
É possível também que o gestor tenha conhecimento, em tempo real, do que está sendo produzido por cada um dos colaboradores, sem precisar sair da sua estação de trabalho.
Gestão das informações
É comum encontrar na indústria centenas de códigos de produtos e para dificultar ainda mais, novos produtos são constantemente criados e outros descontinuados. Para ter controle sobre isso é fundamental que se possa contar com um sistema confiável.
Assim, o ERP é usado para garantir que todas essas informações estejam sempre atualizadas, auxiliando em atividades como gerenciamento de inventário e rastreabilidade dos produtos.
Geração de relatórios e automação para análise de dados
Para uma gestão eficiente, é indispensável a geração de relatórios, seja para reuniões, análises, tomadas de decisões mais assertivas ou definições de planos de ação. E, quando as indústrias não possuem um sistema de ERP para controle da produção industrial, os colaboradores acabam gastando um tempo considerável para reunir todos os dados necessários de forma manual.
Além da demora, quando as informações são manipuladas manualmente o risco de erros é alto e pode acabar trazendo prejuízos para empresa, caso a gestão tome alguma decisão baseada em fatos que não refletem a realidade.
Mas com o ERP tudo é feito de forma automatizada, ou seja, bem mais rápido e seguro. Assim, seus colaboradores podem se dedicar a outras atividades tão ou mais importantes para o sucesso da empresa.
Quer saber mais a respeito da implementação de um bom sistema de gestão que faça o controle da produção industrial? Entre em contato com um de nossos especialistas.