Todo bom gestor que se preze, está sempre em busca de alternativas que otimizem a redução de custos, possibilitando à gestão economizar recursos na sua empresa.
Desde melhorar processos, até reduzir os gastos com itens de consumo, tudo isso sempre deve ser considerado na expectativa de melhorar o orçamento do empreendimento.
Existem maneiras de alcançar esse objetivo, que fazem parte do planejamento estratégico de uma empresa.
Entretanto, é essencial que esse corte de verbas seja feito de maneira assertiva, para evitar que isso comprometa o desempenho do negócio e prejudique o processo produtivo.
Para te ajudar com isso, nós organizamos uma série de dicas que poderão te orientar no momento de enxugar o orçamento, sem que isso se torne um problema.
Gestão de custos para redução de custos
A primeira grande dica que podemos te dar, é que você aprenda a gerenciar os gastos da sua empresa. Essa é a melhor maneira de conseguir identificar onde e o quê pode ser cortado, de modo a promover uma redução de custos no orçamento.
Para tanto, você pode começar fazendo um mapeamento dos seus processos internos, verificando como estão sendo alocados os seus recursos e se a produção está gerando gargalos.
Corrigir essas condições vai tornar o seu investimento mais assertivo e, consequentemente, reduzir gastos com erros ou para solucionar problemas.
Outra ação que você pode executar, é verificar o seu fluxo de caixa. Isso também irá te ajudar a perceber onde está gastando mais dinheiro e te dará uma ideia de como pode diminuir esse valor.
Por fim, vale a pena negociar com fornecedores e parceiros, para conseguir descontos e, assim, também conquistar uma redução nos gastos.
Custos por serviço
Depois que você avaliar como está a saúde financeira da sua empresa e verificar se há alguma possibilidade de minimizar os gastos cotidianos, pode voltar o seu foco em diminuir os custos por serviço.
Isso significa otimizar o processo produtivo, tornando-o mais eficiente e, dessa maneira, reduzindo valores com recursos, sejam eles materiais ou humanos.
Algo que sempre traz retornos positivos quando se está buscando a redução nos gastos da empresa, é investir em sua equipe.
Desde realizar integrações a treinamentos mais completos, tudo isso pode fazer com que eles se tornem mais eficientes e dinâmicos, produzindo mais e com menos refação de trabalho.
Outra maneira de reduzir custos por serviço, é trabalhando com terceirização. Em alguns casos, a mão de obra terceirizada acaba custando menos do que manter um time de colaboradores registrados.
Apostar na gestão da qualidade também é uma ótima ideia. Cuidar para que os produtos sejam criados da maneira correta, evitando o desperdício e o descarte de peças, pode gerar um bom impacto no orçamento.
E, por fim, a tecnologia é sempre uma aliada. Automatizar alguns processos pode te fazer ganhar tempo e lucrar mais.
Tipos de custos
Algo que é essencial quando se resolve fazer a gestão de custos de uma empresa, de modo a buscar alternativas para a redução de gastos, é conhecer quais são os principais fatores que levam o dinheiro embora.
São os chamados “tipos de custos”, que envolvem todas as contas da empresa, dividindo-as em dois segmentos: os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
Saber identificá-los corretamente é uma maneira de reconhecer os pontos de gastos e gerenciá-los com mais assertividade.
Inclusive, é possível verificar a possibilidade de reduzi-los e reinvestir essas cifras em pontos mais vantajosos e estratégicos.
Vamos entender melhor como eles funcionam:
- Custos diretos: geralmente são os valores dedicados à produção de seus itens de vendas, como os gastos com mão de obra e matéria-prima;
- Custos indiretos: esses são os valores que não são gastos diretamente com a produção, mas que influenciam na sua realização, como os custos logísticos, marketing, entre outros;
- Custos fixos: são os que acontecem frequentemente, como o pagamento de contas de água, energia, salário de funcionários e fornecedores;
- Custos variáveis: são os valores gastos para poder comercializar o produto e colocá-lo no mercado, como a comissão dos vendedores, por exemplo.
Vantagens de executar a gestão de custos
Ter uma boa gestão dos seus custos na empresa é a maneira mais eficiente de poder encontrar alternativas para a redução de custos.
Isso porque essa ação te dá um panorama de como está a saúde financeira do negócio. Dessa maneira, você não é pego desprevenido e sempre tem noção de como anda o seu caixa.
Além disso, essa identificação ajuda a compreender exatamente quais são os valores que você dedica ao seu processo produtivo, podendo controlá-lo de maneira mais assertiva.
Por que usar um software para a gestão de custos?
Apostar em softwares para a redução de custos pode ser uma alternativa viável para quem quer um processo mais dinâmico, sem precisar dedicar muito tempo a isso.
Afinal, esses programas servem para otimizar a rotina empresarial, facilitando a execução de procedimentos que podem ser realizados via automatização.
Essa é uma tendência que vem se consolidando nos últimos tempos, justamente por seus benefícios relacionados ao ganho de tempo e, também, na produtividade.
Automatização de processos
Os softwares de gestão de custos facilitam a análise de planilhas, contas, capacidade produtiva, tudo isso de maneira rápida e com o mínimo de erros.
Isso porque essas ferramentas são programadas para integrar os diferentes setores da empresa, de modo a acelerar a conferência e execução dessas contas.
Dicas para redução de custos na sua empresa
Para quem busca reduzir os gastos na empresa e torná-los mais assertivos, vale a pena se aprofundar no conhecimento da análise de processos.
1 – Reconhecer os gastos e mapeá-los vai ajudar sua empresa a encontrar pontos que podem ser eliminados ou, até mesmo, modificados para se tornarem mais eficientes.
2 – Os softwares de gestão também são excelentes aliados nesse processo de redução de custos.
Neste caso, indicamos que você conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pela Nexperti, consultoria experiente que possui uma ferramenta de controle de custos eficiente, podendo auxiliar no gerenciamento de suas contas, com maior efetividade.
A Nexperti apresenta como solução para a redução de custos os softwares homologados pela TOTVS. Saiba mais sobre como ela pode agregar no dia a dia de sua empresa. Converse hoje mesmo com um de nossos consultores.