Um sistema de gestão eficiente é uma verdadeira ferramenta estratégica para o seu negócio. Afinal, com ele, é possível ter um melhor gerenciamento das tarefas cotidianas, e por isso é fundamental escolher o sistema de gestão certo para o seu negócio.
Na prática, esse controle adicional contribui para que a equipe consiga desempenhar suas atividades com mais eficiência e agilidade.
Consequentemente, se tornam mais assertivas as decisões definidas para seguir o plano de negócios, aumentando as chances de conquistar objetivos de crescimento e lucratividade.
Além disso, ao otimizar o tempo e os processos, os softwares para a gestão empresarial se tornam ainda mais populares.
Isso porque os resultados que eles ajudam a promover são mais consistentes, e podem melhorar o panorama gerencial de muitos negócios.
Que tal saber mais sobre o que é sistema de gestão, e como escolher a ferramenta ideal para a sua empresa?
O que é um sistema de gestão?
Sistema de gestão é um programa de computador, também chamado de software, que possui a função de gerir as tarefas do cotidiano empresarial.
Desde a organização de planilhas, até a otimização de atividades, essa ferramenta tem como premissa automatizar os processos operacionais.
A automatização tem como característica, justamente, otimizar as rotinas e o ganho de tempo, replicando essa agilidade nos sistemas de gestão.
Quando o computador se encarrega de tarefas repetitivas e que podem ser programadas, os colaboradores podem se dedicar a desenvolver mais estratégias de mercado e, dessa maneira, serem mais produtivos e rentáveis.
Tipos de sistemas
Existem dois tipos de sistemas de gestão: os ERPs e os CRM. Cada um deles possui características específicas, que acabam por influenciar nas ações cotidianas da empresa.
ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning. Traduzindo, seria algo como Planejamento de Recursos da Empresa.
Essencialmente, o sistema ERP é responsável por gerir os recursos financeiros e fiscais do empreendimento.
Com ele, você tem a oportunidade de otimizar ações administrativas, por meio da automatização. Além disso, ele também contribui para o gerenciamento de informações.
Nesse sentido, o ERP pode se encarregar do faturamento, compras, dados dos colaboradores, pagamentos de tributos, entre outras funções da rotina da empresa.
Já o sistema de CRM, Customer Relationship Management, ou Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o próprio nome diz, é uma ferramenta voltada para o gerenciamento de contatos.
Ele é mais utilizado para fazer captação de leads e torná-los clientes efetivos.
Isso porque entre suas principais funções está a de coletar e armazenar dados sobre esse consumidor.
Assim, permite que se faça, posteriormente, uma estratégia de atração, por meio da identificação de qual etapa do funil ele está.
Pesquisa por fornecedores
Algo que um sistema de gestão eficiente pode oferecer ao seu trabalho cotidiano é a possibilidade de encontrar informações com mais agilidade.
Isso faz com que os processos se tornem mais dinâmicos e acelerados, permitindo que você se dedique a outras funções que sejam de mais valia para a empresa.
Essa ação só se torna possível por conta da opção de pesquisar por fornecedores e parceiros, um dos principais recursos presentes, que otimiza o contato direto e, dessa maneira, possibilita a construção de uma relação ainda mais próxima.
Ainda, vale destacar que esse tipo de ação é uma das maiores características dos sistemas de gestão, já que facilitam o trabalho cotidiano e o tornam muito mais inteligente.
Benefícios de adotar um sistema de gestão
Nós viemos destacando como a adoção de um sistema de gestão tende a otimizar o trabalho dentro das empresas, acelerando os processos e os tornando mais assertivos.
Entretanto, os benefícios que o uso dessas ferramentas traz vão muito além disso. As vantagens vão desde a redução dos gastos, até a minimização de falhas na produção.
Isso porque os sistemas de gestão facilitam o entendimento dos processos, permitindo que os gestores tenham um maior controle sobre cada etapa.
Com isso, são capazes de interferir rapidamente, caso haja uma demonstração clara de falha ou de que a produção será comprometida, saindo do planejamento inicial.
Veja só quais são os benefícios que serão agregados a sua empresa:
Benefício | Aplicação |
Economia de recursos | A automatização de processos permite que você realoque funcionários para outras funções e diminua as contratações |
Redução de erros | O software tende a otimizar o trabalho da equipe, incutindo, com assertividade, a maneira correta de produzir |
Padronização de processos | Além de ter uma produção massiva, é importante que se tenha uma padronizada, com produtos sempre no mesmo nível de qualidade para atender o mercado |
Compilação de dados | Os softwares geram relatórios precisos sobre a situação da empresa, compilando informações que podem ser utilizadas de maneira estratégica. |
Sistema de gestão de nuvem
Atualmente, os modelos de sistemas de gestão estão oferecendo a oportunidade de serem alocados na nuvem. Dessa forma, eliminam o trabalho offline e otimizam o acesso aos dados registrados.
A tecnologia da nuvem vem trazendo vantagens enormes para o cotidiano empresarial, por permitir que as informações do negócio sejam acessadas de qualquer lugar.
Além disso, ela também contribui para o monitoramento das ações e dos processos.
Essas são características que, no fim, acabam por melhorar a produtividade do negócio e elimina custos com locomoção.
E, indo além, o uso de sistemas de gestão em nuvem geram mais qualidade de vida, já que traz a possibilidade do trabalho remoto, em um ambiente muito mais confortável e sem negligenciar as tarefas cotidianas.
Suporte oferecido pelo software de gestão
Algo que precisa ser analisado no momento em que estiver escolhendo o sistema de gestão mais indicado para a sua empresa, é se a consultoria que será contratada para implementar o sistema realiza suportes constantes.
Afinal, é importante não apenas investir em uma ferramenta de otimização de tarefas, mas garantir que ela seja efetiva em todos os momentos.
Por isso, verifique como funciona esse atendimento, se o suporte é realizado todos os dias da semana e vinte e quatro horas por dia.
Lembre-se que, em uma hora, as perdas são significativas, tanto financeiramente quanto de forma prática, como na aquisição de novos clientes e na utilização de recursos.
Usabilidade e interatividade das plataformas
Por fim, é essencial que você verifique como funciona a integração do seu sistema de gestão com outras plataformas.
Por exemplo, softwares de logística ou de controle de estoque, se tornam ainda mais eficientes quando estão conectados às ferramentas de gerenciamento de funções.
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