Que tal começar o ano com todas as suas obrigações fiscais em dia e tudo relacionado à elas muito bem organizado? Pois saiba que isso é possível com o uso de um sistema ERP.
A automatização de processos é extremamente útil para conseguir realizar uma gestão fiscal eficiente, reduzir o tempo gasto com as burocracias governamentais e ainda economizar recursos.
E para entender como o sistema ERP pode ajudar sua empresa na gestão das obrigações fiscais, elaboramos este conteúdo especial. Confira agora mesmo e comece o ano com o pé direito.
O que é a gestão fiscal
Gestão fiscal é o conjunto de práticas que envolvem toda a parte tributária de um negócio. Ela é importante pois garante que a empresa está atuando dentro da legalidade fiscal, ou seja, com o recolhimento adequado de impostos.
E como você já sabe, isso evita situações como inadimplência e sonegação que podem trazer muita dor de cabeça aos gestores.
Outro ponto importante é que a gestão fiscal ajuda na realização de um controle de gastos mais eficiente. Por meio dela é possível identificar mais facilmente os lucros, por exemplo.
Sistema ERP e a gestão das obrigações fiscais
A automatização de processos é uma tendência cada vez mais frequente no cotidiano das empresas e a área fiscal não poderia ficar de fora.
Sistemas ERP são utilizados para executar algumas tarefas administrativas, reduzindo com isso a necessidade dos colaboradores executarem ações repetitivas e rotineiras. Dessa forma, eles podem ser encaminhados para funções mais estratégicas para o negócio.
Outra vantagem da automatização de processos é a redução de erros na execução das atividades, o que reduz os gastos com retrabalho e torna o trabalho mais produtivo e lucrativo. No mais, ela contribui para melhorar a segurança dos dados da empresa.
E com um sistema tributário tão complexo como o brasileiro, toda empresa precisa tomar muito cuidado com os impostos e tributos para evitar problemas com o Fisco. Todo o registro de livros fiscais, a emissão de notas e a transmissão de dados tributários devem ser digitais.
Assim, contar com soluções informatizadas para priorizar a gestão fiscal torna-se indispensável para maior eficiência da administração.
Como o sistema ERP otimiza a gestão fiscal
O sistema ERP pode otimizar, na prática, a gestão das obrigações fiscais da fiscal da sua empresa das seguintes formas:
- Basta configurar o ERP com as informações fiscais de imposto e tributação e cadastrar, uma única vez, as operações da empresa que o sistema fará a emissão das notas fiscais eletrônicas imediatamente no momento da compra, devolução ou venda.
- É possível ter melhor visão dos gastos tributários, uma vez que o ERP automatiza os cálculos fiscais de alíquotas que recaem sobre cada uma das zonas das cadeias de produção da empresa.
- O sistema ERP centraliza os dados de clientes, fornecedores, movimentações financeiras e compras.
- O ERP possibilita que cada área ou funcionário só tenha acesso a informações pertinentes, garantindo assim o sigilo dos dados.
- Ao término de cada exercício, o sistema ERP registra todas as informações e as transações que movimentam valores, facilitando a apuração final do balanço fiscal da empresa.
- Facilita o compliance fiscal, reduzindo os riscos de erros e multas.
Conheça o TOTVS Processos Fiscais
Como você pode perceber, a gestão fiscal pode se beneficiar muito com a implementação de um sistema ERP. E o TOTVS Processos Fiscais é a sua melhor escolha.
Trata-se de um sistema on-line que assegura a transmissão e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos emitidos e recebidos pela empresa, garantindo praticidade na gestão de documentos fiscais com solução em nuvem.
Ele apresenta as seguintes vantagens:
- Acesso disponível 24h por dia, podendo ser acessado por tablet, notebook ou celular;
- Gestão centralizada de documentos fiscais eletrônicos e certificados digitais, e ações fiscais, como manifestação do destinatário, monitoramento do CNPJ, carta de correção, custódia e validação dos XMLs, recuperação de arquivo XML;
- Comunicação constante com o sistema da Secretaria da Fazenda, possibilitando a gestão em tempo real da entrada e saída de documentos, como NF-e, CT-e, MDF-e, NFSE, NFC-e e GNRE;
- Possibilidade de uso em qualquer sistema de gestão;
- Sistema de contrato por pacotes, conforme a necessidade da empresa.
Quer saber mais? Fale com a Nexperti, especialista na implantação de sistemas de gestão ERP da TOTVS.