Você sabe o que é compliance fiscal? Sabe como esta prática pode ajudar a sua empresa a evitar problemas com os órgãos fiscalizadores?
Pois neste conteúdo vamos te mostrar o quanto a compliance fiscal é um assunto que interessa às organizações, em razão da necessidade de estarem sempre com as obrigações contábeis em dia. Confira!
Conceito de compliance fiscal
Compliance é um termo de língua inglesa e significa conformidade. No âmbito de uma empresa, o conceito está relacionado a um conjunto de disciplinas que têm como objetivo o cumprimento das normas legais e regulamentares da atividade em questão, bem como das políticas estabelecidas pela própria organização.
Ou seja, o compliance fiscal se refere aos cuidados que são tomados para que as obrigações fiscais das empresas, como o pagamento de impostos, seja feito de forma correta, evitando assim multas e punições, que podem afetar o caixa e a reputação da companhia.
Benefícios de uma empresa que cumpre com suas obrigações contábeis
Estar em compliance fiscal significa estar em dia com as responsabilidades fiscais do seu negócio.
E, estando em dia, é possível minimizar os custos administrativos relacionados às obrigações tributárias, mitigar os riscos de não-conformidade dessas tarefas e até mesmo reduzir a carga tributária do seu negócio por meios legais.
No mais, o compliance fiscal também serve para monitorar os prazos de pagamento, assim como o acompanhamento das normas e leis, realizando os ajustes necessários sempre que haja alguma alteração.
Assim, de forma resumida, podemos dizer que implantar o compliance fiscal contribuiu para:
- Acompanhar e monitorar mais pontualmente as obrigações fiscais;
- Controlar melhor as entregas dessas obrigações ao Fisco;
- Organizar e armazenar os documentos relacionados de forma adequada;
- Padronizar os processos internos;
- Manter a saúde financeira e jurídica do seu negócio;
- Evitar problemas quando for necessário emitir Certidão Negativa de Débito.
Cultura compliance: como estabelecer na empresa
O compliance fiscal não é apenas um processo que deve ser introduzido na operação da empresa. Ele deve fazer parte da cultura da organização.
Ou seja, não é somente ajustar e aprimorar processos internos. É também garantir que essas ações sejam compreendidas e valorizadas por todos profissionais envolvidos, especialmente por ser forma de contribuir para a saúde financeira do negócio.
Problemas causados pela falta do compliance
A ausência de compliance fiscal gera uma série de impactos negativos. A empresa fica passível à incidência de multas e autuações fiscais, por exemplo, o que gera prejuízo financeiro, mancha a imagem da empresa e compromete todas as suas relações comerciais.
Outro ponto importante é que a falta de compliance gera custos, principalmente operacionais. Afinal, uma informação incorreta pode causar um enorme retrabalho, uma vez que não há como se livrar do problema até resolvê-lo.
Como você pode ver, o compliance fiscal não pode ser ignorado. Sua ausência causa uma série de danos para a saúde financeira da empresa.
Usando a tecnologia a favor do compliance fiscal nas empresas
Para que o compliance fiscal cumpra seu papel, é preciso investir em inovação tecnológica, digitalizar a gestão fiscal e tornar os processos mais ágeis e eficientes.
A gestão de documentos representa a parte mais operacional do compliance fiscal. E envolve, por exemplo, o controle de entrega e o arquivamento (registro) de todas as notas fiscais geradas e recebidas pela empresa.
Uma boa política de segurança da informação também é importante para garantir que esses arquivos se mantenham protegidos e, ao mesmo tempo, acessíveis.
Por isso, contar com um sistema ERP de qualidade é uma necessidade. Por meio dele é possível controlar de forma eficiente todos os documentos fiscais e as informações são mantidas em um ambiente digital centralizado, alinhando o trabalho entre os diversos departamentos da empresa.
É possível também consultar informações em poucos segundos, independentemente da data de uma NF. O risco de falha humana também é reduzido e a empresa garante níveis mais adequados de segurança financeira e jurídica.
Interessante tudo isso, não? Então que tal agora conhecer os serviços da Nexperti?
Somos uma consultoria homologada TOTVS e possuímos expertise na implantação de softwares de gestão ERP. Com ele, será muito mais fácil a tarefa de implementar um compliance fiscal mais efetivo para o seu negócio.
Fale com nossos consultores.