A internet das coisas é, na prática, a conexão de dispositivos com a internet para que haja interação entre a rede, pessoas e aplicativos. Hoje, já é uma realidade, com alto volume de utilização e está presente no nosso dia a dia.
A IoT está presente, por exemplo, no seu smartphone, na sua smart TV, em seus aplicativos móveis conectados a serviços digitais como streaming, Netflix, Youtube, Waze, etc.
Há alguns anos sequer imaginaríamos dispor de uma Smart TV ou um videogame migrando para o mundo on-line. A IoT tem amplo espectro e atinge também demais equipamentos do cotidiano, seja de pessoas ou de empresas, incluindo equipamentos eletrônicos, luzes, câmeras de segurança, etc.
Inovações que a Internet das coisas poderão proporcionar
Será possível integrar tudo com a IoT. Equipamentos de uso doméstico, por exemplo, como a geladeira terão conexão com a internet num futuro próximo, ao alcance de todos. E isso proporcionará ainda mais facilidade no uso de equipamentos, afinal uma dona de casa poderá ser avisada quando algum produto de sua geladeira estiver acabando. Ou seja, a internet das coisas dará conta de fazer uma gestão de estoque por meio de programação.
Esse conceito nos faz pensar também em mais segurança, como quando o circuito de câmeras de uma loja é capaz de notificar se alguém estiver tentando invadir um estabelecimento.
Casas inteligentes, onde somente são permitidas as entradas de pessoas cadastradas pela digital ou retina, com restrição e especificação de horários e dias programados; aspirador de pó fazendo a faxina no horário determinado ou a cafeteira passando o café pela manhã em horário pré-definido? Já imaginou?
São muitas as possibilidades e em diversas áreas: saúde, indústria, agronegócio, serviços, etc.
Como a Internet das coisas pode auxiliar na área da saúde
Muitos hospitais já utilizam a tecnologia para monitoramento e cruzamento de dados de seus pacientes e também de manter um controle automático da temperatura de geladeiras que armazenam medicamentos, dentre outras soluções.
Em residências, aparelhos que são conectados às pessoas poderão avisar caso um idoso caia ou sofra um infarto. A Internet das Coisas tem a função de integrar todos os aparelhos na grande rede, trazendo facilidade para a nossa vida.
Os quatro elementos do dispositivo IoT
Um dispositivo IoT possui conexão, inteligência, interatividade e autonomia.
Para chegar nesse ponto, uma tecnologia desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, foi essencial para o avanço da Internet das Coisas. Estamos falando da RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência) que utiliza o conceito de etiquetas e chips minúsculos para coleta e armazenamento de dados via sinais de rádio. Com ela, é possível rastrear uma carga ou qualquer outro objeto.
Quanto mais dispostas a se preparem e se adaptarem a essa tecnologia, mais facilmente as empresas ampliarão suas formas de fazer negócios, desenvolvendo uma estratégia competitiva.
Hoje, a IoT já possui grande impacto, pois já afeta as formas de pagamento (ao oferecer ferramentas virtuais para os consumidores pagarem serviços e produtos) e os equipamentos usados na cadeia produtiva (que já saem das fábricas com chips e sistemas que armazenam e trocam informações).
Em logística, a Internet das Coisas permite rastrear frotas em tempo real e gerenciar consumo de combustível para evitar desperdícios, reduzindo custos na conta final.
A chegada da rede 5G irá beneficiar ainda mais a Internet das Coisas e a tendência é que cada vez mais produtos estejam ligados à rede. Os produtos se tornarão mais inteligentes e, por outro lado, os consumidores, mais exigentes.
Essa transformação no mercado desafiará constantemente as empresas a inovarem, criando soluções que mudarão a nossa forma de interação. Ou seja, as empresas que saírem na frente, absorvendo esta tecnologia terão um grande diferencial.
Como nem tudo são flores, como diz o ditado, ainda existem alguns desafios a serem enfrentados pelas empresas que apostam no avanço tecnológico. Dados flutuantes na rede são sujeitos a ciberataques, portanto, a segurança cibernética das organizações, o funcionamento seguro, a proteção e o sigilo de dados são fatores que demandam bastante atenção.Esse é o futuro. Mais presente do que já imaginamos. Sua empresa já está preparada para receber inovações tecnológicas? Conte com a Nexperti para buscar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.