A equipe de vendas, dentro de qualquer empresa, atua como um ponto central, pois é quem está à frente no que diz respeito ao contato efetivo com os clientes. Dessa forma, mais nada natural do que, periodicamente, os gestores se empenhem em desenvolver um treinamento de equipes de venda, focando na melhora do seu desempenho.
Nesse contexto, é preciso que alguns aspectos sejam levados em consideração, a fim de que momentos como esse sejam aproveitados ao máximo. Sendo assim, algumas questões merecem destaque:
- Nível de conhecimento diferente entre os funcionários
- Habilidades distintas em relação ao uso de ferramentas automatizadas para conduzir os processos do dia a dia
- Perfis de comunicação variados
- Pontos fortes e fracos adversos
- Níveis de experiência variados
Todas essas ponderações são essenciais para que se possa pensar em um treinamento de equipes de vendas. Quando se deseja inserir conhecimentos e práticas mais específicas ao cotidiano, como o uso de um CRM, a atenção precisa ser redobrada. Independentemente do segmento em relação ao qual as empresas atuam, há algo que todas possuem em comum: pessoas desempenhando papéis e buscando atingir metas e objetivos pré-estabelecidos. Portanto, certificar-se de que esses momentos serão proveitosos é fundamental.
CRM: Obtenha 10 benefícios na gestão de suas vendas
Como preparar um treinamento de equipes de vendas em CRM?
Há algumas dicas bastante úteis para os gestores preocupados em qualificar sua equipe de vendas, oferecendo a ela um treinamento efetivo. No caso de ferramentas de otimização de processos, como o CRM (Customer Relationship Management ou Relacionamento com o cliente), a dedicação precisa ser ainda maior.
Para facilitar essa jornada, a seguir serão mencionados alguns passos essenciais a serem levados em conta, de modo que o treinamento de equipes de vendas obtenham os resultados almejados.
1. Definir as necessidades das equipes
Antes de qualquer coisa, um bom gestor necessita mapear as necessidades de suas equipes de vendas para entender por onde começar. Dessa forma, antes de planejar quaisquer roteiros de treinamento, é necessário que se tenha em mente as demandas dos seus funcionários, de modo que o tempo possa ser aproveitado em benefício dessas questões.
Logicamente, é plenamente possível que haja um equilíbrio entre as lacunas previamente identificadas nas equipes com a incorporação de novidades. Inclusive, seria bastante frustrante reservar um tempo para planejar um treinamento de equipe de vendas se o objetivo fosse apenas corrigir processos. Ao contrário disso, pode-se equilibrar as coisas e encontrar um meio termo que seja vantajoso para todos.
2. Conheça a concorrência
O estudo da concorrência não é pertinente apenas para o momento de se pensar um treinamento de equipes de vendas. No entanto, nesse contexto, ele vem muito a calhar, pois é útil para fornecer insights e lições aos funcionários, a partir de referências reais.
Além disso, quando se tem por objetivo a implementação de um CRM na rotina da equipe de vendas, é bastante produtivo utilizar exemplos práticos do seu uso. Sobretudo para aqueles que desconhecem ou que nunca trabalharam de forma mais automatizada, essa etapa tende a ser muito importante em sua jornada de aprendizado.
3. Seja didático em relação às vantagens de um CRM
Nesse sentido, é preciso que se tenha sensibilidade e objetividade no momento de expor os argumentos que façam sentido às equipes.
Dentro desse aspecto, alguns elementos merecem destaque, tais como:
- Otimização do tempo gasto em tarefas do dia a dia
- Possibilidade de acesso mais rápido e organizado das informações dos clientes
- Conexão mais assertiva da equipe em cada etapa do processo de vendas
- Expansão e personalização das vendas
- Simplificação de tarefas repetitivas do dia a dia, liberando mais tempo para a equipe de vendas se dedicar ao acompanhamento dos seus leads
Saiba como implementar o CRM em 7 passos práticos
Investir em treinamentos de equipes de vendas em CRM faz sua empresa crescer
Reconhecidas as vantagens de se implementar treinamentos de equipes de vendas em CRM, cabe a ressalva para a maior delas: promover crescimento significativo dos negócios. De maneira geral, quando as empresas adotam ferramentas que automatizem processos de forma mais organizada a sua equipe e clientes saem ganhando.
No dia a dia, percebe-se que o tempo gasto com tarefas repetitivas diminui, além de aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários. Para as organizações, as vantagens são incontáveis, além do fato de as vendas, via de regra, também aumentarem significativamente.
A Nexperti pode ajudar com todo o processo, desde a implantação do ERP e CRM, até o treinamento das equipes para operarem o sistema com total segurança e obtendo o máximo potencial de cada um deles. Com profissionais com mais de 20 anos de experiência em projetos de Software de Gestão, Produtividade e Colaboração, a Nexperti oferece a melhor gestão, eficiência e competitividade para seus clientes em seus negócios.