Atualmente, quando se fala em gerenciar o relacionamento com o cliente, a primeira coisa que vem na cabeça dos donos de empresa é o CRM.
Muito se fala sobre o CRM e a importância dessa ferramenta para o crescimento das empresas de todos os setores.
É possível afirmar que a utilização de uma ferramenta CRM é praticamente indispensável atualmente. Afinal, elas ajudam a estreitar o relacionamento, aumentar a conversão e fidelização de clientes.
Nesse artigo vamos mostrar a importância e ensinar em 7 passos práticos como implementar o CRM na sua empresa. Vamos lá!
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relacionamento com Clientes.
Essa ferramenta vai muito além de ser apenas uma plataforma ou Software, é primordial para monitorar a jornada de compra dos consumidores e automatizar tarefas de rotina, otimizando o tempo de sua equipe que pode ser focado em criar estratégias para aumentar as vendas.
Para alcançar as metas estabelecidas e garantir um bom desempenho na área comercial, é necessário um gerenciamento do relacionamento com toda a sua base de clientes.
O objetivo da ferramenta CRM é colocar o seu cliente no foco e todos os processos, operações, ações e campanhas de vendas serão criados visando a satisfação dos mesmos.
Como funciona o CRM?
Basicamente, o CRM funciona como um banco de dados em que são armazenadas informações importantes dos seus clientes atuais e potenciais ao longo do relacionamento com a sua marca.
Informações como: Nome, endereço, número de telefone, características comportamentais, atividades no seu site, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Todas essas informações são analisadas e utilizadas para definir a melhor estratégia de marketing, vendas ou até mesmo atendimento, visando sempre a melhor experiência do seu cliente com a sua marca.
Além de captar todas essas informações, as plataformas de CRM simplificam tarefas repetitivas para que você possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo.
Tipos de CRM
Agora que você sabe o que é CRM e o que ele faz, é fundamental que você conheça os tipos de CRM para traçar metas e definir estratégias para o seu negócio
CRM operacional:
Focado nas tarefas do dia a dia dos vendedores e no atendimento aos clientes.
Veja o que passa pelo CRM Operacional:
- Recebimento de reclamações e feedbacks
- Suporte técnico
- Execução de follow-up
- Visitas presenciais
- Acompanhamento do funil de vendas
- Envio automatizado de propostas comerciais
Tudo isso passa pelo CRM operacional.
CRM analítico:
Traz os dados e KPIs, tanto do desempenho dos vendedores como das vendas.
Com o CRM analítico é possível identificar as principais necessidades do público e usar estratégias mais assertivas para o melhor gerenciamento de relacionamento da sua base de clientes.
CRM colaborativo:
Permite que os dados operacionais e analíticos sejam acessados de forma integrada, proporcionando uma melhor gestão do negócio.
Ou seja, integra todas as áreas do negócio, possibilitando a troca de informações sobre os clientes com maior agilidade.
CRM estratégico:
É um CRM completo, com todas as funções anteriores, permitindo a adoção de estratégias mais efetivas e uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Qual a importância de implementar o CRM na sua empresa?
O CRM é muito importante para entender melhor os seus clientes. Ele permite que você e toda a sua equipe façam um acompanhamento detalhado de todas as ações do consumidor com o seu negócio.
Desde o primeiro contato até o pós-venda, todas as ações ficam armazenadas e organizadas na ferramenta CRM.
Além de melhorar o gerenciamento no relacionamento de clientes, o CRM é fundamental para agilizar os processos rotineiros da sua equipe de vendas. O uso correto da ferramenta CRM acelera e simplifica o processo de vendas da sua empresa.
Você monitora e distribui os leads para a sua equipe de vendas de forma rápida e simples, aumentando a efetividade das vendas e claro, melhorando o relacionamento e a experiência do cliente com a sua empresa.
Um dos principais desafios do CRM nas empresas é a resistência de colaboradores antigos, e para solucionar esse problema iremos mostrar em 7 passos como implementar de forma prática o CRM na sua empresa.
Passo 1 – Mapeie e faça uma análise do seu processo comercial
Identifique as reais necessidades da sua empresa visando entender o motivo da implementação do CRM. Para tanto, é necessário responder algumas questões como: orçamento, adaptabilidade dos seus colaboradores, análise de concorrentes, processos que envolvem relacionamento com cliente e características do mercado em que sua empresa está inserida.
Passo 2 – Definição dos objetivos
Defina os objetivos que a sua empresa pretende alcançar com a implementação do CRM. O foco deverá estar ligado em aumentar a retenção de clientes, criar relacionamento, qualificar os leads e reduzir custos.
Passo 3 – Reorganize suas operações com clareza
Reorganize toda a sua operação de forma que com que cada um dos setores sejam influenciados e conduzidos pela ferramenta CRM.
É necessário a especificidade na definição de responsabilidades, tarefas, procedimentos e regras relacionadas à ferramenta de gerenciamento de relação com clientes.
Passo 4 – Escolha o tipo de CRM que você quer implementar
Faça uma análise das plataformas de CRM disponíveis no mercado e escolha a que melhor atende às suas necessidades e que possua os melhores recursos com base no seu orçamento.
Passo 5 – Mapeamento de processos
Organize as ideias e crie um fluxograma que seja possível identificar cada área com os seus responsáveis.
Passo 6 – Implementação da ferramenta de CRM escolhida e apresentação
Utilize todas as etapas anteriores para a implementação da plataforma CRM na sua empresa.
É necessária uma atenção redobrada no entendimento dos seus colaboradores no objetivo da ferramenta CRM: a automatização do trabalho para ajudar no alcance das metas e no aumento de vendas.
Todos deverão estar engajados para a implementação correta e eficaz da plataforma, assim, sua empresa desfrutará dos benefícios do CRM.
Passo 7 – Treinamento de equipe e monitoramento
Nesta etapa é necessário o treinamento de toda a equipe envolvida nos processos da plataforma CRM.
É um processo que pode levar algum tempo para que os seus colaboradores se adaptem às mudanças na cultura da empresa; por isso, é importante investir no treinamento.
Em paralelo ao treinamento, mantenha uma frequência no monitoramento e manutenção da ferramenta.
Realize uma análise dos resultados a partir da implementação da ferramenta CRM.
Apesar de parecer fácil implementar o CRM na sua empresa, o processo requer o auxílio de uma consultoria capacitada e que tenha profissionais com expertise em TI e softwares de gestão.
E para isso, você pode contar com a Nexperti. Nossa equipe possui profissionais com mais de 20 anos de experiência e grande capacidade para lidar com todos os tipos de desafios da sua empresa.
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