A escolha de um bom sistema de gestão para as empresas é elemento fundamental para que haja organização e encadeamento dos processos. Dessa forma, quando as organizações não reservam o tempo e a dedicação necessários para atualizar seu sistema de gestão comum, alguns problemas podem ocorrer.
Sobretudo em um contexto de automatização de processos, em que o esforço humano tem sido cada vez mais visto como um fator que precisa ser efetivamente aproveitado, um sistema de gestão comum pode ser prejudicial. Nas empresas, a tendência mais assertiva tem sido concentrar os trabalhos repetitivos em ferramentas eficazes. Esse caminho, mais vantajoso e inteligente, demanda estudos e entendimentos específicos acerca dos processos que fazem parte do dia a dia das equipes.
Tendo em vista todos esses aspectos iniciais, foram elencados alguns dos problemas mais constantes de serem verificados em sistemas de gestão comuns. Por não acompanharem, muitas vezes, a velocidade das novas tecnologias, eles são mais recorrentes do que se imagina.
Gestão de contratos: entenda sua importância
- Grande volume de falhas e erros
Uma vez que se opte pelo uso de sistemas de gestão capazes de integrar processos e se encarregar das tarefas mais repetitivas de organização, falhas são suprimidas. Bem se sabe que, no dia a dia, as atividades mais automáticas tendem a ser realizadas sem muita atenção. E isso nem sempre é proposital.
Quando se tem um sistema de gestão comum, fica difícil que essas lacunas do cotidiano do trabalho sejam identificadas de maneira ágil e eficaz. Portanto, questões que poderiam ser rapidamente resolvidas, otimizando a execução das demandas, podem demorar meses.
Com um sistema de gestão mais automatizado, essa realidade torna-se bem mais distante. Como principal benefício, as empresas passam a ser mais donas dos seus próprios processos e, consequentemente, capazes de analisá-los com mais qualidade.
- Produtividade aquém das suas capacidades
Em algum momento da vida, todos já se sentiram subvalorizados, não é mesmo? Especialmente no que diz respeito ao trabalho, é muito comum que as pessoas se sintam fazendo mais do mesmo todos os dias. Com um sistema de gestão comum, essa realidade é a dominante.
Nesse sentido, um grande problema enfrentado pelas empresas que não modernizaram seus processos consiste nessa produtividade aquém dos seus funcionários. E não se trata apenas do sentimento de subvalorização, mas dos próprios resultados que podem ser atingidos pelos negócios.
Basta que se tenha em mente o quanto de tempo se ganha com a automatização de processos repetitivos e manuais. Um sistema de gestão integrado e mais automatizado tem capacidade de promover esse tipo de melhoria nas empresas.
- Possível vazamento de dados
Quanto mais manuais são os processos, menos camadas de segurança é possível que sejam inseridas no controle de acesso aos dados e informações da empresa. Dessa maneira, um problema, que pode ser dos grandes, de um sistema de gestão comum é essa limitação de segurança.
Não raras as vezes, as organizações sofrem com algum tipo de vazamento de dados de clientes ou da própria empresa, envolvendo colaboradores. Esse tipo de situação é delicada em vários sentidos. O primeiro deles, obviamente, relacionado à reputação do negócio, pois sua credibilidade despenca automaticamente com esse tipo de problema. E, em segundo lugar, pode haver outros atritos, inclusive jurídicos, que podem surgir, dependendo da gravidade das consequências de se ter dados vazados.
- Redução dos lucros
Na esteira da produtividade aquém dos funcionários, a redução dos lucros das empresas que possuem um sistema de gestão comum é uma realidade. Naturalmente, quando se tem uma organização dos processos mais automatizada, ganha-se mais tempo para partes menos operacionais e mais estratégicas. E, como bem se sabe, é na estratégia e no diferencial da inteligência colocada nela que as empresas se destacam.
Dessa forma, um dos problemas – dos mais indesejados – ocasionados por sistemas de gestão comuns é, justamente, a limitação de se aumentar os lucros. Por conta de as equipes estarem profundamente envolvidas em tarefas mecânicas e repetitivas, perde-se de expandir outras frentes das empresas.
Empresas crescem quando automatizam seus processos de gestão
O principal ensinamento que se pode tirar de todo esse conteúdo consiste no fato de que um sistema de gestão comum é um grande limitador de crescimento das empresas. Portanto, os gestores que se derem conta disso mais rápido estão alguns passos à frente da concorrência.