Uma realidade com a qual as empresas têm se deparado atualmente é com a modernização de seus processos, sobretudo aqueles que envolvem armazenamento de dados. Com esse movimento, tem se destacado a migração de dados para a nuvem, o que significa modificar sua infraestrutura.
Esta migração para a nuvem promove diversas vantagens:
- Acessibilidade
- Segurança dos dados
- Disponibilidade
- Custos
Pode-se dizer que a migração de dados para a nuvem é um movimento que envolverá, em maior ou menor grau, praticamente todas as empresas em algum momento. Sendo assim, nada mais salutar do que levar em consideração os principais benefícios que esse movimento traz consigo, de modo a embasar as decisões gerenciais sobre este ponto.
Conheça também os 3 benefícios da tecnologia 5G para empresas
O que significa a migração de dados para a nuvem?
Quando uma empresa decide que é o momento de promover a migração de dados para a nuvem significa que ela está disposta a movimentar os dados de servidores de arquivos que estão em um servidor local para a nuvem. No entanto, para que esse processo seja iniciado, é preciso que os gestores tenham em mente todas as etapas envolvidas. Dessa forma, a mudança tende a contar com menos riscos de erros e com surpresas desagradáveis.
Alguns cuidados devem ser tomados nessa empreitada, sendo o mais sensível o tempo despendido a essa questão. Muitas vezes, as organizações estão preocupadas com a rapidez dessa transição, o que, geralmente, não está de acordo com as demandas da migração em si. Em outras palavras, para que a migração de dados para a nuvem seja segura, é necessário atentar-se aos seguintes fatores:
- Escolher a empresa mais qualificada para realizar essa migração;
- Providenciar um treinamento aos funcionários, a fim de que estejam preparados para as mudanças que ocorrerão no seu dia a dia de trabalho;
- Considerar o tempo necessário para que a migração seja feita da forma mais segura e precisa possível.
Quando se trata dos dados de uma empresa, sabe-se que todo o cuidado é pouco. Dependendo do tamanho do negócio, é possível que esse volume de informações seja realmente grande e sensível, impactando no nível de detalhamento necessário durante o processo. Além disso, também é prudente que se tenha em mente que toda migração de dados para a nuvem carrega consigo uma característica inerente às tecnologias: pode dar algum erro. Para que os danos sejam reduzidos, no caso de algo não sair conforme o planejado, é altamente recomendado que um backup dos arquivos seja feito.
Os 3 benefícios da migração de dados para a nuvem
Agora que os pontos sensíveis da migração de dados para a nuvem foram devidamente pontuados, é chegada a hora de salientar seus 3 grandes benefícios. Obviamente, há uma série de outras questões que poderiam ser levantadas, mas, de maneira geral, entende-se que as seguintes sintetizam as principais vantagens desse processo:
1. Agilidade
A lista de benefícios da migração de dados para a nuvem, certamente, deve ser iniciada pela sua característica de conferir agilidade às empresas. Nesse tipo de sistema, existe a possibilidade de promover uma horizontalidade mais acentuada às equipes, dando autonomia aos funcionários, de modo que, ao mesmo tempo, os acessos sejam controlados.
Em outras palavras, quando os dados das empresas estão armazenados na nuvem, há uma série de recursos à disposição. Isso possibilita que as equipes tenham acesso a diferentes materiais, não interferindo na segurança dos dados ou no trabalho de outros setores. Consequentemente, com uma dinâmica mais fluida, os processos tendem a ser acelerados, e as entregas, qualificadas.
2. Redução de custos
Argumento fundamental a qualquer decisão que se tome no âmbito empresarial: quanto isso vai custar? Esse é um grande benefício da migração de dados para a nuvem, pois ele exigirá um investimento bem menor. Um dos motivos para que isso aconteça consiste no fato de que não será mais preciso adquirir diferentes softwares, plataformas e hardware. Ao contrário, tudo ficará concentrado em um único local.
3. Atualização tecnológica
A necessidade de se atualizar mediante as demandas do mercado é outro argumento essencial que a migração de dados para a nuvem carrega consigo.
Tendo em vista todos os citados aspectos, é notório que as empresas que se dispõem a acompanhar as novas dinâmicas da atualidade, sobretudo em relação às novas tecnologias, estão sempre um passo à frente. Além disso, a migração de dados para a nuvem possibilita um acompanhamento contínuo, por parte dos responsáveis, de atualizações pertinentes à empresa. Sendo assim, o negócio passa a se inserir em um contexto de constante atualização e adequação ao que há de mais moderno e eficaz para a sua realidade.