Software de gestão é uma palavra muito comum em nosso vocabulário, mas hoje queremos evidenciar 3 vantagens do ERP, especificamente voltado para o setor do varejo.
Implementar um sistema de gestão traz diversos benefícios, mas será que as empresas de varejo possuem esse conhecimento? Neste artigo, a Nexperti quer tornar o assunto mais simples e objetivo
Tenha uma boa leitura.
Como opera um ERP?
Um ERP implantado age como uma central de informações, para onde todos os dados de uma empresa convergem e passam a compor uma mesma plataforma.
Com a competitividade acirrada no mercado, organizações otimizam o tempo de execução de suas atividades, reduzem os custos de sua operação, se sobressaindo também pelo aumento de produtividade.
A flexibilidade e a garantia de um fluxo de tarefas mais dinâmico viabilizam o alcance de resultados mais favoráveis à uma gestão que prioriza a eficiência.
Conheça 3 vantagens do ERP para o varejo
Para qualquer negócio o sistema ERP já se apresenta como um grande diferencial, pois torna o controle de estoque mais organizado e a projeção de vendas realista, por exemplo.
Para o setor de varejo, soma-se a isso uma estrutura otimizada da formação da precificação. Confira as 3 vantagens do ERP para o varejo que separamos para sua empresa e entenda se é esse o momento de aderir a este sistema de gestão.
Vantagem 1: Inovação
Empresas de varejo possuem uma missão, como qualquer outra, contudo sua visão precisa ser consistente. E ainda, mais do que uma visão do presente, a gestão precisa ser visionária, no sentido de trabalhar com projeções inteligentes de cenários a curto, médio e a longo prazo.
A transformação digital comprova que a busca por novos processos e tecnologia tem feito a diferença para os negócios.
Se você tiver que buscar isso sozinho certamente gastará tempo que deve ser dedicado a olhar para o mercado e selecionar as melhores ferramentas para seu negócio.
A vantagem de ter um fornecedor de ERP experiente como a Nexperti, faz com que sua empresa de varejo adquira mais conhecimento e adequação à realidade, além de obter uma personalização sistêmica assertiva e cuidadosa.
Vantagem 2: Estoque organizado e custos reduzidos
Manter o controle de estoque organizado é um dos maiores desafios do varejo. Trata-se de uma atividade rotineira tão relevante, que pode comprometer todo o fluxo operacional da empresa, provocando falha em todos os processos secundários.
Com nossa implantação de ERP, a possibilidade de processos não funcionarem é reduzida, pois os dados começam a integrar um sistema automático.
Dessa forma, todo o trabalho antes realizado manualmente e por planilhas é substituído por automatização em tempo real, sendo acessíveis a qualquer hora e de qualquer lugar, caso estejam armazenados em nuvem.
A utilização do ERP gera redução de custos e torna o tempo das atividades rotineiras otimizadas.
Gestores conseguem controlar seus setores com mais eficácia com o auxílio do ERP, em razão do uso das informações disponibilizadas em tempo real. Gerenciamento de despesas e definição de metas cooperam para a eliminação de desperdícios, identificando os locais de gastos que precisam ser cortados dentro da empresa.
Vantagem 3: Estratégias de promoção mais fáceis de elaborar
Estratégias de vendas estão no cerne do comércio varejista. Empresas que conseguem estabelecer promoções assertivas para sua clientela aumentam seu faturamento e essa é a intenção.
As informações em tempo real que o ERP concede proporcionam maior eficiência nesse processo, afinal se o estoque estiver organizado de forma correta, ficará mais fácil saber o que está “parado” e o que está tendo procura regular ou constante, a ponto de faltar.
Automatização de dados possibilita que a equipe de vendas reavalie a precificação sempre que necessário e considere o acompanhamento regular da validade de produtos, evitando perdas e estimulando a criação de promoções.
E aí, gostou de saber desses benefícios do ERP para o varejo? Acompanhe também nossas postagens no Instagram e não perca nenhuma novidade!