Saiba como otimizar o sistema de educação com o ERP especializado

O setor educacional demanda atenção especial, sobretudo diante das transformações no cenário atual do Brasil e contar com um ERP educacional eficiente e seguro é crucial para o crescimento da instituição de ensino. 

O segmento voltado para educação abrange diferentes áreas, e um bom sistema de gestão deve ser capaz de atender às particularidades de cada uma delas. Logo, o ERP TOTVS RM é a melhor escolha, não só pelas diversas funcionalidades que veremos ao longo do texto, mas também, pelos processos de otimização. 

No blogpost de hoje, separamos algumas informações relevantes para o ajudar no processo de escolha e até mesmo entendimento sobre o que é um ERP e como ele pode ajudar a sua instituição de ensino. 

Quais são os setores atendidos por um ERP educacional? 

O segmento educacional pode ser dividido em três grupos distintos: educação básica, educação superior e educação continuada, cada um com necessidades específicas que um bom ERP deve abordar: 

Educação Básica

Desde o ensino infantil ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), incluindo ensino médio e técnico. Um sistema robusto para este setor deve apoiar a gestão escolar, automatizando processos-chave como matrículas, processamento de notas e relatórios precisos.

Educação Superior

Engloba instituições de graduação, pós-graduação e MBA. Um ERP para este segmento deve fornecer tecnologia para gestão acadêmica, captação e retenção de alunos, gestão financeira e redução da inadimplência.

Educação Continuada

Cursos preparatórios, cursinhos, ensino de idiomas e cursos profissionalizantes. Mesmo instituições menores precisam ser atendidas por um sistema de gestão capaz de controlar e organizar toda a parte financeira e administrativa da escola.

Quais módulos compõem um ERP educacional eficiente para atender a todos os tipos de instituições mencionadas anteriormente?

Além dos pontos acima, é de suma importância saber e conhecer os mais completos módulos que um ERP Educacional pode oferecer. Afinal, um bom sistema educacional deve ter uma gama de módulos capazes de atender a cada demanda específica das instituições de ensino. Pensando nisso, separamos abaixo alguns dos principais módulos do nosso sistema, reconhecido por mais de 700 instituições no Brasil no todo: 

Conheça os principais módulos do nosso sistema, utilizado por mais de 700 instituições no Brasil:

  • Currículo e Oferta:
    • Já pensou em reunir os cadastros gerais de alunos, professores,turnos, etc? Crie quadros e grades de cursos, habilitações e disciplinas oferecidas, agilizando e enxergando todas as variáveis do plano de aula do professor.
  • Matrícula e Avaliação:
    • Com um processo de alta velocidade, integre automaticamente os dados dos contratos acadêmicos e financeiros à função de controle financeiro do ERP, reduzindo tempo e custos e gerenciando com eficiência o desempenho acadêmico da instituição
  • Atividades Acadêmicas:
    • Controle palestras, oficinas entre outros, coletando todos os dados necessários junto à comunidade acadêmica. Gerencie o atendimento ao aluno com agilidade e controle de estágios obrigatórios, certificados, e TCC.
  • Financeiro e Contábil:
    • Desenhada para atender o que costumamos chamar de “dores” do segmento. Tenha um controle financeiro e contábil de maneira automatizada, controlando contratos acadêmicos, planos de pagamento, serviços educacionais, faturamento, contabilização, etc.
  • Processo Seletivo:
    • Este módulo permite gerar taxas de inscrição e administrar o recebimento dos pagamentos. Parametrize o modelo de inscrição e formulários, tenha fluxos de etapas reduzidos, ofertas on-line e efetue matrículas diretamente no sistema.

Entre outros, como gestão bibliotecária, avaliação e pesquisa, portal de alunos e professores, backoffice, gestão financeira, gestão contábil, muito mais! 

Mas não menos importante é a escolha do sistema adequado:

A busca por um sistema deve priorizar a integração e a adaptabilidade. É fundamental encontrar um ERP educacional robusto, escalável e personalizável, capaz de acompanhar toda a evolução da instituição.

Mas não só isso, achar uma consultoria especializada e homologada à TOTVS que ajude o seu negócio na implantação e suporte do sistema, faz toda a diferença no atendimento às demandas diárias. Neste processo, a Nexperti pode te ajudar com profissionais altamente capacitados e experts em sistemas de gestão.

O ERP Educacional da TOTVS é a opção Ideal para todos os processos acima. 

Com anos de experiência e reconhecimento, a TOTVS, empresa multinacional 100% brasileira que é líder em soluções tecnológicas, vem oferecendo soluções completas, eficientes e seguras para a gestão educacional. Automatize processos, otimize a produção e reduza custos operacionais com nossos ERPs, conduzindo sua instituição para um novo nível! 

Entre em contato com a Nexperti e saiba mais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress