Não é novidade para ninguém que um software de gestão em uma empresa se traduz em um poderoso alicerce para a caminhada da transformação digital e o empoderamento do ERP evidencia essa realidade. Ele traz suporte para o crescimento de qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, afinal, empresas que não se atualizam no ambiente digital e de automação, tendem a ficar para trás. Esse fator de engessamento e apego excessivo à forma como as coisas sempre foram feitas (tradição) impacta em qualquer resultado, gerando dificuldade no alcance de resultados positivos e desejados.
Quando falamos de software, logo pensamos em ERP, pois trata-se do famoso sistema desenvolvido para ajudar no gerenciamento empresarial, que tem sido cada vez mais procurado pelas empresas durante a transformação digital, que tanto é mencionada atualmente.
Como surgiu o ERP?
Na década de 1950 as empresas começaram a perceber que o aumento da concorrência demandava uma metodologia diferenciada de planejamento, organização e controle de todos os processos.
Nesse período surgiu o MRP, Manufacturing Resource Planning, que em português significa Planejamento das Necessidades de Materiais. Era um conjunto de sistemas que promovia o planejamento do uso dos insumos da empresa e visava cuidar da administração dos processos produtivos.
Mas foi na década de 1980 que surgiu o ERP, um derivado do MRP, que trazia uma solução mais robusta e completa, envolvendo todos os módulos. As empresas entenderam que com o uso da automatização de processos, acabavam ganhando mais agilidade e eficiência nas rotinas organizacionais.
O empoderamento do ERP
O empoderamento a que nos referimos nada mais é do que a forma como um sistema ERP oferece autonomia às empresas e seus colaboradores, como a facilidade sistêmica de simplificar as atividades diárias e rotineiras, trazendo ótimos resultados, no que diz respeito à produtividade, principalmente.
Nos últimos anos, houve um ajuste de percurso na estratégia de atuação dos fabricantes de ERP, na qual deixaram de se preocupar em atingir 100% das necessidades dos clientes de uma forma generalista e abriram espaço para soluções menores e totalmente especializadas, que oferecem resultados muito mais aderentes e estratégicos para cada nicho de mercado ou sub processo operacional. Podemos usar como exemplo, as soluções complementares que a TOTVS oferece como CRM, E-commerce, Techfin, Fluig, entre outros. Atualmente, os sistemas de ERP podem ser feitos sob medida para cada modelo de negócio, o que traz benefícios surpreendentes para as empresas.
Diante de toda a evolução do ERP, alguns problemas como falhas e dificuldades de integração são evidenciados nas novas arquiteturas de sistemas. Como solução, algumas plataformas híbridas de integração foram desenvolvidas, e vieram para gerar um modelo de integração. Esse modelo de dados é totalmente fluido entre o ERP e todas as ferramentas que trazem para ele o empoderamento e tornam o software de gestão da empresa customizado. Uma das coisas que mais chama atenção no empoderamento do ERP, é a constante atualização que visa que o sistema seja cada vez mais aprimorado.
A Nexperti busca se atualizar constantemente no ambiente da transformação digital e está pronta para apresentar as melhores soluções para a sua empresa, seja qual for o modelo do seu negócio.
Não fique para trás! Todo mundo precisa de um bom sistema ERP. Aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn e ficar por dentro das novidades.