Mudanças no ambiente de trabalho nem sempre são bem-vindas e podem trazer um grande impacto no dia a dia das empresas, principalmente quando se trata da troca ou adoção de um ERP. Assim, é importante e necessário uma gestão da mudança eficiente.
E para entender como deve ser feito o gerenciamento dessa mudança, vale a pena conferir este nosso novo conteúdo.
A gestão da mudança
A gestão da mudança é o conjunto de práticas que têm como objetivo guiar os processos durante os períodos de transição, sem que os colaboradores ou a empresa sejam afetados por ela. Afinal, algumas mudanças são inevitáveis e surgem da necessidade de se buscar novos processos que possam garantir os melhores resultados para o seu negócio.
E para que essas mudanças sejam colocadas em prática, a palavra-chave é uma só: planejamento. Só com muito planejamento é possível prever empecilhos e assim, se antecipar com as soluções.
E, atualmente, quando falamos em mudança dentro das empresas, a adoção de novo sistema de ERP gera mais resistência por parte dos usuários.
Gestão da mudança e a adoção de um sistema de ERP
Muitos motivos levam as empresas a considerar a troca ou adoção de um sistema ERP. Pode ser que a empresa tenha expectativa de crescimento e precise melhorar o sistema de gestão, pode ser a boa relação custo-benefício de automatizar as atividades ou, no caso da troca, de encontrar um novo ERP mais adequado à realidade do negócio.
Porém, independente do motivo dos gestores, é fundamental que os gestores respondam às seguintes perguntas:
- O que será feito com os dados que a empresa já possui, no caso de uma integração ou uma migração de informações para um novo ERP?
- O ERP irá atender às demandas atuais? E as necessidades futuras?
- Haverá alteração na forma de trabalho dos colaboradores?
- O ERP “roda” com os equipamentos que tenho hoje?
Visto isso, é importante destacar que, como em qualquer mudança, o fator psicológico é um dos pontos mais importantes e, por isso mesmo, merece atenção. Assim, não adianta você ter o melhor software se os seus colaboradores não querem que a sua implantação ocorra. Afinal, as atividades e os controles são feitos por pessoas e o processo de implantação, em alguns casos, pode ser muito frustrante.
Geralmente quando ocorre a adoção ou troca de ERP, os usuários já estão acostumados com suas rotinas e são muito resistentes às mudanças. É preciso que o líder tenha a habilidade de criar um ambiente motivador, onde as pessoas possam estar interessadas em ver e proporcionar os resultados.
Como implementar a gestão da mudança
As dicas a seguir são fundamentais para que a gestão da mudança, quando falamos de ERP, seja implementada da melhor forma possível.
1. Defina claramente a mudança e alinhe-a aos objetivos de negócios
A adoção ou troca de ERP deve levar a empresa em direção aos seus objetivos estratégicos, financeiros e éticos.
Assim, responda com honestidade:
- O que precisamos mudar no nosso sistema atual?
- Por que essa mudança de ERP é necessária?
2. Determine os impactos e os afetados pela mudança
Depois de definir quais serão as mudanças e o que se pretende alcançar com elas, você precisa determinar quais serão os seus impactos em cada um dos departamentos.
Por exemplo, um sistema de ERP deve se adaptar à empresa, e não o contrário. Assim, veja se os módulos do novo sistema atendem às suas necessidades e não inviabilizam nenhuma função já executada com eficiência.
3. Desenvolva uma estratégia de comunicação
Para uma boa gestão da mudança, a transparência na comunicação interna é fundamental, afinal a adoção de um ERP pode trazer muitas dúvidas e inseguranças, principalmente entre aqueles colaboradores mais antigos.
4. Forneça treinamento e suporte
Depois que todos estiverem sabendo das mudanças, é hora de providenciar o treinamento dos colaboradores para que eles desenvolvam as habilidades e os conhecimentos necessários para se adequarem ao novo ERP.
Assim, é fundamental contar com uma empresa de consultoria especializada em sistemas que, não só forneça treinamento para os colaboradores que irão trabalhar com a ferramenta no dia a dia, mas também para fazer toda a implantação do sistema.
Conclusão
Agora que você já sabe como deve ser feita a gestão da mudança, saiba que quando o assunto é a adoção de um ERP o ideal é contar com uma empresa como a Nexperti, canal homologado da TOTVS.
Estamos preparados para fornecer, além do melhor software de gestão, toda a estrutura e suporte necessários para que as mudanças sejam feitas de forma segura e tranquila.
Entre em contato e conheça os serviços da Nexperti!