Como reduzir o excesso de trabalho nos departamentos da sua empresa

Ao contrário do que alguns gestores acreditam, o excesso de trabalho pode ser prejudicial para a produtividade da sua equipe e para os resultados da sua empresa.

Isso porque os colaboradores podem vivenciar mais estresse, danos na sua saúde mental e física e desgaste, o que afeta diretamente na sua produção.

Dessa forma, é importante que os superiores saibam equilibrar a quantidade de tarefas estipuladas a cada equipe, para proporcionar jornadas confortáveis e demandas que possam ser atendidas.

Entenda mais sobre os problemas do excesso de trabalho nos departamentos da sua empresa e veja como mudar essa situação.

Problemas que o excesso de trabalho podem causar aos colaboradores

Em um primeiro momento, o excesso de trabalho pode começar causando insatisfação nas equipes da sua empresa.

Colaboradores desanimados podem ter sua produtividade afetada, deixando de cumprir com as suas obrigações.

No entanto, os efeitos não são unicamente no seu desempenho profissional, pois o excesso de trabalho também impacta na saúde emocional e até mesmo física dos funcionários.

Cargas extremas e um alto volume de funções podem levar a síndromes como depressão e burnout, além de ansiedade e crises de pânico.

Ainda, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o excesso de trabalho aumenta em 35% as chances de AVC e 17% os riscos de doenças cardíacas.

Assim, em casos mais extremos, existem chances consideráveis de o colaborador vir a desenvolver distúrbios sérios e irreversíveis, tendo que ficar afastado do trabalho.

Como identificar a sobrecarga de trabalho na empresa?

Existem diversas maneiras de identificar a sobrecarga de trabalho na empresa.

Os primeiros sinais podem ser reconhecidos no desempenho que os colaboradores apresentam no dia a dia. 

Geralmente, o atraso de tarefas e incapacidade de concluir as atividades no dia a dia são indícios de excesso de trabalho.

Além disso, a queda na qualidade das entregas e aumento nas horas extras também pode ser um sinal.

De maneira mais direta, é possível identificar a sobrecarga dos colaboradores também em pedidos de afastamento e atestados médicos com maior frequência.

Finalmente, alguns funcionários também podem manifestar a sua insatisfação, com reclamações diretas.

Como reduzir a sobrecarga de trabalho?

Depois de identificar o excesso de trabalho na sua empresa, é possível tomar algumas atitudes para reduzir essa incidência entre os seus colaboradores. Confira:

Melhoria do clima organizacional

Antes de mais nada, é importante trazer um ambiente organizacional tranquilo e confiável para os seus funcionários.

Isso porque o sentimento de sobrecarga, ou redução no ânimo para trabalhar, pode vir também de um clima pesado entre a equipe.

Assim, melhorar o ambiente e as interações pode ser um bom primeiro passo, tornando aquele um espaço de confiança para os colaboradores.

Treinamento para se obter gestão do tempo

Muitos funcionários podem experienciar situações de excesso de trabalho e sobrecarga de tarefas por não saber como gerenciar seu tempo.

Por isso, uma forma de auxiliar os funcionários nessa situação é oferecer treinamentos e capacitações visando uma gestão de tempo mais eficiente.

Existem diversas práticas e ensinamentos que podem ser vantajosos para as equipes da sua corporação, desde o uso de ferramentas modernas, até a mudança de hábitos pessoais.

Assim, ao organizar o tempo, o colaborador não apenas conseguirá entregar suas tarefas com mais tranquilidade, como também irá extinguir a sensação de sobrecarga que acompanha atividades atrasadas, por exemplo.

Simplificação de processos

Por fim, uma dica importante para diminuir o excesso de trabalho entre os colaboradores é simplificar alguns processos.

As rotinas dos funcionários dependem, em sua maioria, de uma série de etapas e funções. Caso essas etapas sejam mais burocráticas e complexas, podem acabar atrasando as demais atividades, e causando na equipe um sentimento de sobrecarga.

Dessa forma, se for possível, busque simplificar alguns processos dentro da sua empresa, para torná-los mais fáceis e acessíveis no dia a dia.

Com isso, os colaboradores poderão focar nas etapas mais complexas da operação, e otimizar o tempo de trabalho para não ter atrasos e sobrecargas.

Apoio de metodologias e apps

Para evitar o excesso de trabalho nos departamentos da sua empresa e melhorar a gestão dos seus colaboradores, é possível contar, também, com o apoio de metodologias e aplicativos especializados.

Atualmente, existem diversas ferramentas desenvolvidas especialmente para auxiliar os funcionários na realização das suas tarefas.

Com sistemas mais elaborados, pode ser mais fácil organizar o tempo de cada atividade, afinal um sistema ERP facilita muito a automação dos processos e atividades burocráticas, otimizando o tempo dos colaboradores, que por sua vez podem se dedicar à atividades mais estratégicas, reduzindo a carga horária e aumentando a produtividade de toda a equipe.

Além disso, metodologias de trabalho também podem auxiliar na mudança de hábitos e trazer novas perspectivas para a empresa.

Essas e outras alternativas podem ser ideais para diminuir o excesso de trabalho dentro do seu negócio, e proporcionar ambientes mais tranquilos e maior produtividade entre os seus colaboradores.

E para expandir essa otimização para outros setores da sua empresa, vale a pena contar com serviços de gestão especializada. 

Venha conhecer as soluções da Nexperti e conte com soluções em softwares de gestão ERP para melhorar a administração do seu empreendimento.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress